Algumas definições segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
Arquivo:
1 Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou
privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza
do suporte. Ver também fundo.
2 Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a
conservação e o acesso(1) a documentos.
3 Instalações onde funcionam arquivos(2).
4 Móvel destinado à guarda de documentos.
privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza
do suporte. Ver também fundo.
2 Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a
conservação e o acesso(1) a documentos.
3 Instalações onde funcionam arquivos(2).
4 Móvel destinado à guarda de documentos.
Diplomática:
Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.
Documento:
Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou o formato.
Tipo Documental:
Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no
que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.
que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.
Veja mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!